O Pronto-Atendimento 24 Horas (Postão) não irá realizar atendimentos de pediatria neste domingo em Caxias do Sul. A decisão foi tomada devido à falta de profissionais para realizar o serviço. Segundo a secretária da Saúde do município, Deysi Piovesan, a prefeitura não conseguiu o número de horas necessárias para fechar a escala, situação que vem acontecendo há algum tempo no local.
— Nós ainda estamos em busca de alternativas. Nos últimos meses, além de algumas aposentadorias, diversos médicos chamados para cargos públicos não assumiram a função. Temos concursos em andamento para resolver a situação, e também buscamos contratos emergenciais com pessoas jurídicas — relata a secretária.
Leia mais
Com três dos cinco médicos afastados com atestado, Postão opera no limite em Caxias
Estudo prevê criação de linha de ônibus que ligue o Postão e a UPA Zona Norte, em Caxias
As crianças que chegarem até o Postão e precisarem de atendimento serão, em um primeiro momento, acolhidas pela enfermagem e, em seguida, encaminhadas para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. A Secretaria da Saúde orienta que a população procure diretamente a UPA, mas os pacientes que não tiverem como se deslocar até o local serão transferidos de carro ou ambulância do Postão.
De acordo com Deysi, o município ainda busca alternativas para esse tipo de situação. Eventualmente, segundo a secretária, o problema se repete devido à falta de profissionais na escala ou mesmo ausência de médicos, que não comparecem ao plantão.
— Já estamos pensando em um plano contingencial. E, claro, nós temos a UPA no momento. A facilidade é que hoje temos mais de um veículo de urgência, então nenhuma criança vai ficar sem assistência. O atendimento está garantido.
O serviço, que ficará indisponível durante todo o domingo, retoma os atendimentos com normalidade na manhã de segunda-feira.
Leia também
Três mil peças são arrecadadas nas primeiras horas de Campanha do Agasalho em Caxias
Sonho da maternidade: confira a história da psicóloga que não mediu esforços para ser mãe
Homem morre em colisão com ônibus, em Farroupilha
"O mínimo é pedir perdão", diz bispo de Caxias sobre caso de padre indiciado por agressão a ex-namorada