Quem precisou pegar os ônibus do transporte público urbano na manhã desta terça-feira, nos bairros da Zona Norte de Caxias do Sul, encontrou coletivos lotados e que, em alguns casos, sequer paravam nas paradas para embarcar novos passageiros. A lotação, verificada pelo menos desde a segunda-feira, foi registrada porque a Visate opera com tabela de domingo em virtude da escassez de combustível decorrente da greve dos caminhoneiros — a paralisação da categoria já entra no nono dia.
Em uma parada às margens da BR-116, a doméstica Silvia dos Santos, moradora do bairro Serrano, esperava há cerca de 15 minutos para se deslocar até o Centro, por volta de 7h10min. Enquanto a reportagem do Pioneiro acompanhou a mulher, pelo menos três ônibus passaram lotados, inclusive com passageiros espremidos nos degraus de entrada. Silvia não teve coragem de embarcar e preferiu esperar mais.
— Geralmente eu pego no bairro, mas como ontem (segunda-feira) eu fiquei esperando mais de uma hora, resolvi subir aqui na BR — comenta a mulher.
A mesma situação de Silvia, era registrada pela doméstica Neuza Aparecida de Lima, moradora do bairro Diamantino. Ela esperava a condução às margens da rodovia, por volta das 7h20min.
— Eu começo a trabalhar 7h40min, já estou atrasada. Mas não tem como entrar. Todos os ônibus que passam estão cheios — reclamou a mulher.
Os coletivos da linha Serrano e Jardim Iracema observados pela reportagem estavam lotados nas saídas dos bairros, em direção ao Centro. No trajeto pela BR-116, alguns faziam somente o desembarque de passageiros, porque não havia condições de apanhar outras pessoas.