Após os vereadores de Caxias do Sul aprovarem, por unanimidade, a atualização inflacionária aos servidores públicos municipais em sessão extraordinária na quinta-feira (19), o prefeito Daniel Guerra sancionou o reajuste de 0,81%. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (20).
Com isso, os 7,2 mil servidores da administração direta, do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS), do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vão receber a reposição retroativa na folha de abril a ser paga no último dia útil do mês.
O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) segue tentando obter aumento acima da inflação, de 1,5%, o reajuste do auxílio-alimentação e auxílio-creche, além do aumento das licenças-prêmio. Uma assembleia geral está marcada para o dia 3 de maio, às 17h, na sede antiga do Sindiserv. Ao todo, são 11 itens na pauta da campanha salarial.
A presidente da entidade, Silvana Pirolli, acrescenta que uma das reivindicações é que o repasse da trimestralidade deixe de ser encaminhado por meio de aprovação de projeto a cada três meses e se torne uma lei permanente. Neste ano, o Sindiserv não teve audiência com o prefeito como no ano passado — o pedido foi protocolado e obteve respostas negativas.
A secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, diz que a situação orçamentária do município impossibilita a aprovação do ganho real, mas afirma que a prefeitura está aberta a discutir outras questões.