O prefeito Daniel Guerra (PRB) está empenhado em eleger o maior número de representantes para o Conselho Municipal de Saúde. A vitória do governo representa a implantação do programa UBS+, que inclui a gestão compartilhada do Pronto-Atendimento 24 Horas, o Postão. No ano passado, o conselho rejeitou a proposta de terceirização, aprovando o UBS+ apenas parcialmente. A disputa acirrada para o conselho inicia-se nesta terça-feira e segue até o dia 12 de maio para a escolha dos 36 titulares e 36 suplentes para o triênio 2018/2021.
O processo eleitoral vai eleger 18 representantes dos usuários (cidadãos) e de serviços: são 10 eleições nos distritos sanitários (regiões), cinco votações para escolher os representantes de movimentos sociais, entidades e ONGs e três para definir os representantes de prestadores de serviços (confira calendário).
Os outros 18 integrantes do conselho serão indicados. A categoria dos trabalhadores da área da saúde aponta nove nomes, o governo municipal indica seis representantes e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas indicam um nome cada.
Nas 10 regiões, 36 chapas disputam o processo eleitoral. A região do Desvio Rizzo é a que tem o maior número de inscritas: seis. Fátima e Santa Lúcia têm cinco candidaturas cada. As demais têm de duas a quatro chapas inscritas.
Apesar do clima acirrado, a assessora jurídica da Secretária da Saúde e integrante da Comissão Eleitoral, Geraldine Gollo de Oliveira, acredita que o processo eleitoral vai ser tranquilo, já que a votação será por cédula.
– Até a última eleição, o processo era por aclamação. Vamos dar mais transparência e o controle será por meio de uma planilha de excel para que cada pessoa vote uma única vez.
Duas candidaturas foram indeferidas. A posse será no dia 22 de maio.
As indicações
* Nove dos trabalhadores da saúde: Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Fisioterapia, Sindicato dos Odontologistas de Caxias do Sul, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Regional de Nutrição, Conselho Regional de Farmácia e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde.
* Seis das três esferas de governo: secretarias da Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos, Gestão e Finanças, Secretaria Estadual de Saúde e gerência regional do Ministério do Trabalho e Emprego.
* Três de entidades: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Servidores Municipais e Associação dos Aposentados e Pensionistas.