A soberana da Festa do Vinho Novo, de Forqueta, Maiara Perottoni, 26 anos, representa o trabalho na agricultura da família e também na do noivo, Édipo Stirle, 29. O cultivo de uva e de outras frutas não é novidade na rotina da estudante de nutrição, que defende mais políticas públicas para que jovens, como ela e o namorado, possam seguir com uma vida mais próspera no campo.
— É da agricultura que sempre saiu o nosso sustento e, por isso, eu acho que devemos valorizar mais o produtor. É preciso incentivo ao jovem no campo. Quem trabalha com agricultura, com uva por exemplo, tem impostos do início ao fim. Se você tem um hectare, você não vive só com isso. É preciso ter outras atividades para sobreviver — defende Maiara.
O tataravô de Maiara, Arthur Perottoni, se instalou em Forqueta na década de 1920 e fundou a primeira cooperativa da América Latina, feito que ainda orgulha a jovem. É filha do caminhoneiro e agricultor Ademir e da aposentada Gesmari, e tem duas irmãs: Thaís e Taianara. Os pais são os maiores entusiastas desta etapa que vive, quando representa, além da Festa do Vinho Novo, também a Lorigraf e Supermercados Andreazza. Maiara foi a primeira a se inscrever no pré-concurso. Ela preza bastante por programas em família, e não abre mão do projeto A Rainha Conta Histórias, ideia que incentiva crianças a frequentar a biblioteca do Ponto de Cultura Costurando Sonhos de Forqueta. Ele ocorre semanalmente, e Maiara veste-se de rainha e transmite parte do encantamento que vive como embaixatriz.
10 COISAS SOBRE MIM
1 A série que estou assistindo...Grey's Anatomy.
2 Feminismo para mim é... empoderamento, a mulher mostrar que tem os mesmos direitos que homens na sociedade.
3 A atividade mais aventureira que fiz foi... no Parque de Aventuras Gasper, em Bento, arvorismo e tirolesa.
4 Arte em Caxias do Sul: pinturas do Aldo Locatelli.
5 Uma superstição: sinal da cruz!
6 Um aroma que adoro: uva.
7 Se pudesse mudar algo em você: gostaria de ser um pouco menos emotiva.
8 O que não pode faltar na minha playlist: Cidadão Quem, Um dia Especial.
9 Viagem dos sonhos: estando junto de quem gosto, qualquer lugar.
10 A frase que meus pais mais dizem a mim: Vá em frente com força!
EU E A FESTA:
Qual tema/slogan que mais marcou? Nos Trilhos da História, Estação da Colheita. De 2010.
Trio preferido e por que? Tatiane Frizzo, Aline Galvan Perer e Kátia Pisetta Weber, trio que mais acompanhei de perto.
Lembrança de desfile alegórico? Em 2012, ele foi o mais emocionante. As embaixatrizes deram flores para familiares na arquibancada, falaram dos nossos avós, eles trouxeram no desfile as características dos que chegaram aqui. Resgataram nossa origem.
Qual o peso de carregar uma coroa de rainha da Festa da Uva? Não é um peso. Eu vejo que a coroa simboliza a responsabilidade e o orgulho pela sua terra.
Qual a importância da Festa para Caxias? É inquestionável na formação da identidade de Caxias do Sul, é uma marca registrada.