O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a federalização da chamada Rota Caminhos da Neve, que liga as cidades turísticas das serras Gaúcha e Catarinense. O projeto começou a tramitar em setembro de 2014 na Câmara dos Deputados e agora segue para a sanção do presidente Michel Temer.
Ao todo, serão repassados à União 161 quilômetros de rodovia. O trecho compreende a RS-110, entre Bom Jesus e o Rio Pelotas, na divisa com Santa Catarina, e a SC-114, que liga o Rio Pelotas à cidade de Bom Retiro, passando por São Joaquim e Urubici. A estrada também interliga a BR-285, no Rio Grande do Sul e a BR-282, em Santa Catarina.
A mobilização para que o DNIT assumisse a administração começou devido à necessidade de investimentos, já que o trecho não é pavimentado. A necessidade mais urgente, no entanto, é a construção de uma ponte sobre o Rio Pelotas, já que a atual caiu quatro vezes desde 2009. A pavimentação dos 161 quilômetros permitiria ligar Gramado a Florianópolis passando por todos os principais destinos turísticos de inverno dos dois estados.
A secretária do Desenvolvimento, Indústria e Turismo de Bom Jesus, Sumaya Velho Turella, estima que a visitação no município pode triplicar caso o investimento seja realizado. Atualmente a cidade recebe entre 2,1 mil e 3,6 mil turistas por ano. A estrada também beneficiaria a produção de maçã e madeira, já que permitiria reduzir custos em armazenagem e industrialização.
Conforme Jaziel de Aguiar Pereira, que coordena a mobilização por investimentos na estrada, a intenção agora é cobrar do DNIT a inclusão no Plano Nacional de Viação. O passo é necessário para que a União dê início a estudos e projetos para a construção da rodovia. Depois disso, ainda será preciso captar recursos para a obra.
Leia também
Caxias do Sul tem 237 estudantes sem vagas ou em escolas distantes de casa
Quase 50 ações de estudantes de Caxias tramitam na Justiça
Estradas da Serra terão reforço na fiscalização a partir desta quinta
Câmara de Vereadores de Bom Jesus duplicou gastos com diárias
Procurado pela Justiça é morto em confronto com a BM e outras 19 pessoas são presas na Serra