O Programa Conviver, um dos mais antigos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), iniciou novamente as atividades no último dia 5, após pausa durante o período de férias. Ao todo, participam da ação 76 grupos espalhados pelas áreas urbana e rural de Caxias do Sul. De acordo com a Smel, o objetivo do programa é promover atividades que levam mais qualidade de vida para a população acima dos 60 anos.
As aulas são gratuitas e ocorrem semanalmente, com duração de uma hora e meia, em diversos pontos da cidade. A ação promove, além da participação contínua da comunidade, atividades elaboradas, organizadas e orientadas por profissionais da área de Educação Física. Entre os resultados alcançados, a secretaria destaca a melhora nos aspectos socioafetivos, físicos, biológicos e espirituais dos participantes.
Em 2018, ano em que o Conviver completa duas décadas de atividades, estão sendo programadas atividades comemorativas e alusivas ao aniversário do programa. Para a coordenadora do programa, Rossana da Silva, além da manutenção da saúde física e cognitiva dos participantes, o objetivo principal é trabalhar a socialização dessas pessoas na comunidade:
— O programa tem esse aspecto de grupo de convivência, onde a gente constrói um fortalecimento de vínculos entre as pessoas que participam. O objetivo é fazer que o aluno permaneça autônomo por mais tempo, na realização das atividades físicas, mas também fazer com que ele se sinta parte de um grupo — destaca.
Informações sobre horários e locais das aulas podem ser obtidas através do telefone (54) 3901.1265, com as professoras responsáveis pelo programa. O aluno interessado só precisa comparecer em um dos locais onde acontecem as aulas para se inscrever gratuitamente.
Confira os bairros que contam com o projeto:
Ana Rech, Arcobaleno, Bela Vista, Boa Vista, Centro, Cidade Nova, Criúva, Cristo Redentor, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Esplanada, Exposição, Fátima, Floresta, Fazenda Souza, Forqueta, Galópolis, Jardim América, Jardim Eldorado, Jardim das Hortênsias, Jardim Itália/Cohab, Kayser, Loteamento Kahler, Madureira, Medianeira, Nossa Senhora de Lourdes, Panazzolo, Pio X, Pioneiro, Presidente Vargas, Rio Branco, Sagrada Família, Salgado Filho, Santa Catarina, Santa Fé, Santa Lúcia, Santa Lúcia do Piaí, Santos Dumont, São Brás, São Caetano, São Ciro, São José, São José Garbin, São Luiz da 6ª Légua, São Pelegrino, São Leopoldo Jesus Bom Pastor, São Leopoldo Jesus Nazaré, São Pedro da 3ª Légua, São Romédio, São Vicente, Serrano, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Leon, Vila Oliva e Vila Seca.
Leia também
3por4: Raphael Borhi, do programa "Cinelab", ministra workshop em Caxias
Produtores rurais da Serra que não responderam ao Censo Agro devem procurar IBGE
Inscrições para o 52º Concurso Anual Literário abrem nesta quinta
Droga para câncer de mama avançado só deve chegar ao RS pelo SUS em abril