Às escuras há mais de 30 dias por conta do furto de cabos de energia, a Praça do Trem, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, deve ter a iluminação restabelecida até a metade da próxima semana. A situação foi identificada no dia 21 de fevereiro pela prefeitura: na ocasião, as caixas de fios estavam abertas e o piso de concreto foi quebrado por vândalos para a remoção do material. A energia, então, foi desativada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos com o intuito de evitar acidentes.
Leia mais
Praça do Trem, em Caxias do Sul, está sem iluminação há 20 dias
Ação de vândalos muda rotina da Praça do Trem, em Caxias do Sul
Guarda Municipal prende dupla por novo furto de fios na Praça do Trem
De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, o material necessário para o início do reparo já foi comprado e o trabalho, que envolve desenterrar a fiação, substituir o material e aterrá-lo novamente, já começou. No entanto, como a previsão é de chuva para os próximos dias, o serviço deve ser concluído apenas na próxima semana. Ao todo, são mais de 2 mil metros de cabos novos a serem instalados.
O prejuízo com compra do material é contabilizado em R$ 5 mil. Além da despesa financeira, o tempo despendido pelos técnicos resulta também no não atendimento de, pelos menos, 30 pedidos diários de consertos solicitados ao Alô Caxias.
– Iremos fazer a concretagem da caixa para que os cabos não sejam furtados de novo. Também solicitamos a ajuda da Guarda Municipal em tempo integral, pelo menos enquanto a reforma está acontecendo – diz o secretário de Obras e Serviços Públicos, Leandro Pavan.
Ações deste tipo, segundo o secretário, também são observadas com certa frequência ao longo da BR-116.
– Quando se passa pela BR e se observa um trecho grande com lâmpadas apagadas, pode ter certeza que foi por causa do roubo de fios – comenta Pavan.
Outro espaço público que sofreu com a ação de vândalos recentemente foi o Museu de Ambiência Casa de Pedra. O espaço ficou mais de 50 dias sem funcionar também por causa de um furto de cabos elétricos. A rede foi reinstalada em fevereiro.