As 120 escolas estaduais que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) debatem nesta quinta-feira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O chamado dia "D" é um momento para a comunidade escolar da Serra e de outras regiões do Estado discutirem, questionarem e refletirem sobre o que deve ou não mudar na educação a partir de 2019.
— Se espera que essa discussão seja realmente feita porque é a oportunidade que as comunidades têm para fazer alterações pertinentes ao seu cotidiano. Se for analisar, não tem nada que foque a imigração italiana e isso seria importante que as características da região, da 4ª CRE, fossem inseridas no currículo escolar — exemplifica a titular da 4ª CRE, Janice Moraes.
O debate em torno da BNCC é uma mobilização proposta pelo Ministério da Educação (MEC). A base é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Conforme o MEC, a BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os alunos desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
No Rio Grande do Sul, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores mobilizados. O dia "D" ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março, porém, devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, as discussões ocorrerão mais tarde no Estado.
O texto da nova base curricular foi aprovado no fim ano passado. O documento que já está em vigor se refere apenas às diretrizes para os currículos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A base para o Ensino Médio deverá ser enviada pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação até o fim de março.