A caminhada em homenagem a Naiara Soares Gomes, organizada por moradores do bairro Esplanada na manhã deste sábado, iniciou silenciosa. Lado a lado, cerca de 400 pessoas prestaram mais uma das inúmeras homenagens que estão sendo feitas a menina, que foi encontrada morta na tarde de quarta-feira, em Caxias do Sul. Com a companhia de carros da guarda municipal, era possível ouvir apenas o som de sirenes e uma gravação transmitida pelo alto-falante de um carro que liderava a caminhada. A frase 'Naiara sentimos tua falta' era ouvida por conhecidos e desconhecidos da menina com dor e indignação.
Leia mais
Corpo da menina desaparecida em Caxias do Sul é encontrado
Vídeo: O que mostram as câmeras do caminho onde menina desapareceu em Caxias
"Fazemos as buscas no mato esperando não encontrá-la", afirma prima de menina desaparecida em Caxias
Confira sete dificuldades da investigação sobre menina desaparecida em Caxias do Sul
Naiara desapareceu quando caminhava em direção à Escola Municipal Renato João Cesa, no último dia 9. O sumiço ocorreu a cerca de um quilômetro da instituição, na Rua Júlio Calegari, no bairro Esplanada. O trajeto, organizado por moradores do bairro, iniciou no exato ponto onde a menina desapareceu e terminou em frente à escola, caminho que Naiara não fará mais.
Cartazes com escritos como 'Luto' e "Queremos nossas crianças estudando perto de casa" eram carregados por moradores que também são mães, pais e avós. Pessoas que sentem até agora a perda dos familiares de Naiara como se fosse a sua própria. Um representante da escola expressou, em algumas palavras, seu apoio à comunidade:
— Pedir, reclamar, sugerir, dar opiniões, isso tudo é importante. A sociedade é um grupo, e não uma pessoa só. Nós não podemos viver sozinhos, precisamos uns dos outros. Essa união é o que vai fazer a diferença daqui pra frente, pra todos nós. Nesse momento de dor é que paramos e refletimos o quanto é duro perder uma alma dessa. Isso com certeza vai nos movimentar para fazer um mundo melhor para todos.
Uma das manifestantes, Elizabete Geittens Alves, 59, tinha um cartaz em mãos pedindo atenção para a necessidade de vagas próximas à casa das crianças. Vó de Larissa Alves, de 5 anos de idade, Elizabete conta que a neta, que mora no bairro São Caetano do Sul, estuda no bairro Montes Claros.
— A minha filha ganha um salário baixo e ainda tem que pagar a van. Graças a Deus que nós estamos conseguindo pagar, senão poderia ter acontecido com a minha neta. Fomos umas quatro vezes na central de vagas, e não conseguimos um colégio perto de casa — conta.
No momento final da caminhada, crianças que estudam na escola de Naiara se uniram em frente ao prédio da instituição segurando balões de diversas cores. Todos que estavam no local deram as mãos e rezaram mais uma das inúmeras orações feitas pela menina. Cerca de 30 balões sobrevoaram a escola em homenagem a Naiara.
Neste domingo, será realizado um outro protesto, a partir das 15h, na Praça Dante Alighieri, em Caxias.
Leia também
Conheça os principais pontos de Caxias que foram cenário do crime contra Naiara
Manifestantes se concentram em frente à delegacia para pedir justiça no caso de menina morta em Caxias
Vizinhos de suspeito de estuprar e matar menina em Caxias temem que revolta popular atinja comunidade