Outro foco central de atenção da Família Pedrosa, a Família Pedestre, é a qualidade das calçadas em Caxias do Sul. E a situação não é nada boa. Não raro, calçadas inexistem, ou o pedestre precisa descer às ruas, sem falar da locomoção dos cadeirantes, que fica proibitiva em calçadas sem condições. Apesar de a prefeitura ter esboçado um controle sobre os passeios públicos, por meio da Secretaria de Urbanismo, ele avançou pouco e está longe de alcançar toda a cidade. E há casos emblemáticos, como alerta Gilmar Pedron Lorenzi, que é morador do bairro São Leopoldo e "chamou o Pedro!".
Lorenzi manda fotos e um relato sobre a situação das calçadas na Avenida São Leopoldo, quase na rótula com a Perimetral Sul. E o mais incrível: ele conta que o passeio encontra-se na situação que mostra a foto desde 2005.
_ Nada foi feito até hoje! É preciso descer da calçada e caminhar sobre a pista (da Avenida São Leopoldo). Além da água que desce do barranco, as pedras com limo estão soltas e dois contêineres ainda reduzem o espaço _ descreve Lorenzi.
Quer dizer: é uma sucessão de armadilhas ao pedestre.
Lorenzi informa que tornou a comunicar a situação da calçada da foto acima ao Alô, Caxias, semanas atrás, pedindo solução, mas o retorno obtido é de que se trata de água de vertente, e não de esgoto.
_ Não interessa que tipo de água é. Precisa resolver. Retira-se a calçada e, com britadeira, detona parte do barranco de pedra, e faz uma boca de lobo antes da calçada com encanamento por baixo dela até a rede de esgoto que passa ali em baixo _ propõe.
Mas o problema da calçada da São Leopoldo não termina aí. Ela fica na continuidade de outro trecho de calçada com defeito, como mostra a foto abaixo, que visualiza o mesmo ponto da avenida, agora com sentido ao centro da cidade O piso está completamente irregular, desfeito ou desnivelado e com o pavimento se esfarelando.
_ Veja (pela foto) que os veículos passam muito próximo da calçada, e é um risco para o pedestre ter que descer e caminhar no asfalto. Às vezes, me obrigo a tomar esta atitude ao chegar nas lajes soltas e cheias de limo, mas de olho nos veículos que vêm correndo na curva _ descreveLorenzi.
Está dura a vida para pedestres e cadeirantes na São Leopoldo.