A Associação Caxiense de Táxi-Lotação (ACTL) irá apresentar uma proposta para inovar e qualificar o serviço na cidade. A entidade contratou uma empresa para elaborar um estudo que será apresentado à prefeitura até a metade de abril. O presidente da associação, Everton Silveira, destaca que a ideia é ampliar a frota, passar das atuais quatro linhas para seis, contemplando novos bairros à medida que forem comprados novos veículos. Além disso, há planos de implantar a bilhetagem eletrônica com a criação de uma estação de integração na área central, para que o passageiro pague apenas uma passagem. Silveira já tem em mente até o local para instalar essa estação: o antigo Camelódromo, no centro de Caxias.
— Nesse estudo, está prevista a criação de dois novos itinerários com a linhas Bela Vista-Colina Sorriso, contemplando também a região dos bairros Planalto e Pioneiro, e a São Caetano-Fátima, que atenderia ao Morada dos Alpes. Também temos a intenção de ampliar os itinerários das linhas Shopping para o Cidade Nova e a do Desvio Rizzo para os moradores da região do Rio Branco. Para modernizar é preciso implantar a bilhetagem eletrônica, e pensamos em sugerir o antigo Camelódromo, que fica na área central. Ali, seria o ponto da integração entre as linhas. Temos a necessidade de ampliar e queremos qualificar e oferecer um serviço melhor, confortável e rápido, mas dependemos da licitação e da aprovação do executivo. O projeto deve ficar pronto na metade de abril — adianta Silveira.
De acordo com secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Cristiano de Abreu Soares, a prefeitura tem conhecimento do estudo, que inclusive, está bem similar à nova licitação do táxi-lotação, que será lançada pelo município.
— Estamos acompanhando o estudo contratado pela ACLT e as propostas da entidade estão dentro daquilo que o processo licitatório prevê para o transporte seletivo. É uma modalidade diferente, com mais conforto, que para onde as pessoas pedem, com ar-condicionado e, por isso, com uma tarifa que tem que ser, sim, um pouco acima da atual, destaca.
A tarifa do táxi-lotação passou de R$ 3,25 para R$ 3,60 a partir desta terça-feira, em Caxias do Sul. O aumento de R$ 0,35, sugerido pelo Conselho Municipal de Trânsito a pedido da Associação Caxiense de Táxi-Lotação (ACTL), foi aprovado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) e publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município.
Mesmo com o aumento, a tarifa ainda segue inferior à do transporte coletivo comum, que atualmente é de R$ 3,85. Como o táxi-lotação foi criado para ser um transporte diferenciado, com mais conforto e comodidade aos passageiros, o entendimento é que o valor deveria ser superior ao dos coletivos convencionais. Contudo, o reajuste esbarra na defasagem da frota, que não é renovada desde 2008 devido a problemas com o atual contrato, que venceu sem que fosse realizada uma nova licitação. Desde então, três editais já foram lançados para renovar os serviços, mas foram suspensos pela Justiça. A suspensão ocorre porque o Judiciário entende que a licitação é direcionada às empresas que já detém o serviço desde a implantação da lotação, em 2000.
Com esses problemas legais, a tarifa não era reajustada desde 2015. A defasagem acabou descaracterizando o serviço do táxi-lotação, que passou a ser procurando pelos usuários do transporte coletivo, por ser mais barato, provocando, inclusive, lotação e atrasos frequentes nas linhas.
Projeto de lei voltou à Câmara
A frota que circula em Caxias do Sul é a mesma há 18 anos (21 micro-ônibus), sendo que há pelo menos 14, a comunidade cobra do poder público a ampliação da frota e do número de linhas na cidade. Inicialmente, pensava-se em aumentar a frota para 40 azuizinhos. Porém, se a prefeitura aceitar o projeto da associação, o número deve chegar a 50 veículos. Para que a ideia seja colocada em prática, no entanto, é preciso que a licitação saia do papel. O processo licitatório depende que a Câmara de Vereadores aprove o novo projeto de lei referente ao transporte seletivo.
A proposta elaborada pelo Executivo foi encaminhada ao Legislativo em janeiro e retornou à prefeitura em 28 de fevereiro para ajustes, porque havia um erro de redação. O texto voltou à Câmara ontem pela manhã. Agora, o projeto irá passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) para determinar a constitucionalidade da proposta.
A proposta também propõe a criação de um fundo de subsídio ao transporte coletivo urbano. A justificativa da prefeitura é que o alto índice de gratuidades, que hoje é de 30%, por exemplo, tem encarecido a tarifa, e isso faz com que a população use menos os ônibus, o que impacta novamente a tarifa.
Como não há subsídio público ao serviço, os valores são repartidos pelos passageiros pagantes. Por isso, a proposta prevê que a tarifa do táxi-lotação seja 20% superior ao transporte tradicional, e assim o excedente arrecadado pela lotação caso os custos de operação calculados sejam inferiores ao previstos em lei, subsidiariam o transporte tradicional.
SERVIÇO ATUAL
Número de linhas: 4 (UCS/Shopping, Rio Branco, Ana Rech e Aeroporto).
Número de veículos: 21 (eram 22, porém um dos proprietários faleceu e o veículo foi retirado de circulação).
Passagem: R$ 3,60 (a falta de renovação da frota interfere diretamente no valor da passagem, o que faz com que seja mais barato andar de azulzinho do que no transporte tradicional) .
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
A tarifa do estacionamento rotativo de Caxias do Sul também deve aumentar até o final desta semana. O reajuste foi publicado no Diário Oficial do Município, em edição especial, ontem, mas a direção da Rek Parking, que é a empresa que detém a concessão do serviço, precisa de alguns dias para alterar os preços no sistema e divulgar oficialmente os novos valores. A área verde passa de R$ 0,60 para R$ 0,65 pelo tempo mínimo de 30 minutos e a área azul terá cobrança de R$ 1,30 pelo mesmo período, um aumento de R$ 0,10 em relação ao valor anterior.