Há cerca de sete anos esbarrando em empecilhos burocráticos, a obra da rótula do acesso ao bairro Santa Fé, em frente ao antigo Posto São Luiz, na RSC-453, em Caxias do Sul, finalmente está próxima de sair do papel. Como um dos últimos trâmites que antecedem o início da execução dos trabalhos, a prefeitura encaminhou nesta terça-feira a documentação técnica para a Caixa Econômica Federal, que ficará responsável por aprovar o projeto encaminhado pela Secretaria Municipal de Trânsito.
Embora não haja prazo para retorno da instituição financeira, a expectativa do poder público é começar a obra na primeira quinzena de abril. Os trabalhos, que serão realizados pela Codeca, têm estimativa de conclusão para abril de 2019. A obra está orçada em R$ 3,3 milhões.
— Após a liberação da Caixa, o projeto seguirá os trâmites burocráticos internos na Cenlic, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Gestão e Finanças. Em seguida, vai ser assinado o contrato com a Codeca e dada a ordem de início — explica o titular da Secretaria de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
O secretário garante que a obra está de fato encaminhada para a execução e descarta qualquer possibilidade de novo imprevisto para atrasar o início.
— Agora está tudo prestes a acontecer, de fato. Muito se falou que havia autorizações e esse processo vem se arrastando desde 2011. O fato é que conseguimos a liberação oficialmente apenas em dezembro do ano passado do Daer — complementa.
A OBRA
A rótula será instalada entre os quilômetros 141 e 142 da RSC-453, em frente à Codeca. Condutores utilizarão uma faixa secundária, que contornará um canteiro central. Ali, precisarão aguardar a passagem de veículos que seguem no sentido Monte Bérico-Jardim das Hortênsias, e efetuar o cruzamento somente de uma das pistas da rodovia.
— O projeto mais semelhante ao que vamos desenvolver é a rótula recém inaugurada da Telasul. A nossa rótula terá também zonas de aceleração para que os veículos consigam entrar na fila e fazer a conversão de forma protegida cruzando apenas uma faixa e não duas como atualmente — comenta o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
Leia também:
Começa nesta semana instalação de quatro semáforos em Caxias do Sul
Caxias tem 29 famílias atendidas na FAS após perdas em incêndios em seis meses
Doze escolas estaduais de Caxias do Sul ainda não iniciaram ano letivo de 2018