Evaloy Dumas não é professor de Línguas na Aliança Francesa em Caxias. A informação incorreta permaneceu publicada entre as 18h17min do dia 23/02/2018 e as 20h do dia 03/03/2017.
Começam neste sábado, no Centro Comunitário do Loteamento Parque dos Vinhedos, em Caxias, aulas de francês para a comunidade com professores haitianos. A iniciativa é da Associação de Moradores (Amob) Vinhedos. As aulas ocorrerão sempre aos sábados, das 10h às 11h30min. Quem tiver interesse, deve procurar a sede da Amob, na Avenida Honeyde Bertussi, junto à área verde, para se matricular.
Em princípio, podem participar moradores do bairro. A partir da demanda, os organizadores avaliarão a necessidade de mais turmas e a possibilidade de ampliar para bairros vizinhos. As aulas serão ministradas pelos haitianos Emmanuel Villus, técnico em informática que mora há dois anos em Caxias, e Evaloy Dumas, que vive há cinco anos na cidade e é formado pela Faculdade de Direito Jurídico.
A ideia foi discutida pela associação e proposta à comunidade no início do segundo semestre do ano passado. As aulas devem ter como foco mais a conversação do que a escrita. Até o momento, 12 pessoas confirmaram a inscrição, mas outros moradores demonstraram interesse. O valor é de R$ 50 por mês, sem taxa de inscrição, e não inclui material didático.
Segundo a Amob Vinhedos, o objetivo é promover a inclusão social e também facilitar a comunicação com haitianos e senegaleses que vivem na cidade. Os dois docentes têm habilidades e formação em diversas áreas dos campos dos saberes.