Um grupo formado por três alunas e uma professora da escola Cetec UCS, em Caxias do Sul, vão participar do próximo Festival Internacional de Engenharia, Ciências e Tecnologia (I-FEST), realizado na cidade de Monastir, na Tunísia, entre os próximos 16 a 24 de março. Dos dois trabalhos brasileiros aprovados para estarem no evento, um deles é resultado do esforço das caxienses Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti.
O projeto, intitulado "Utilização da Casca de Arroz incorporada ao Polímero – Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento", concorrerá na categoria Ciência Ambiental. A pesquisa foi credenciada durante a Mostratec, maior feira de Ciência e Tecnologia jovem da América Latina.
Na ocasião, o trabalho orientado pelas professoras Tatiana Bisoto e Andréia Gobbi ficou em segundo lugar, na categoria Gerenciamento do Meio Ambiente. De acordo com as alunas, o tema surgiu através da percepção do problema ambiental surgido através da casca do arroz.
— A casca de arroz é encontrada em muita abundância na natureza e durante o descarte passa pelo processo de compostagem ou combustão, liberando gás metano, agente também responsável pelo aquecimento global. Quando utilizada como adubo é prejudicial, pois libera um ácido no solo — explica Maria Eduarda.
Para Natália Boschetti, os resultados surgiram a partir de vários testes realizados no Laboratório de Polímeros da UCS, a fim de testar as propriedades do produto:
— Constatamos que, incorporado à casca de arroz, o plástico apresentou resultados satisfatórios em relação à flexão e tração.
Além da premiação na Mostratec e da credencial para levar o trabalho à Tunísia, as alunas também receberam convite para apresentar a pesquisa no International Science Project Olympiad – Engineering & Environment & Energy, em Istambul, na Turquia.