Crianças da Escola de Educação Infantil Comecinho da Vida, em Caxias do Sul, tiveram uma atividade diferente na tarde desta quinta-feira: entre toucas, aventais e vários ingredientes, elas produziram pães que serão entregues a moradores de rua durante um jantar especial. Na noite desta quinta, o pátio da instituição, localizada no bairro São Pelegrino, se transformará num ambiente repleto de amor para recepcionar os convidados, que fazem parte do acolhimento feito pela Casa de Passagem São Francisco.
Leia mais:
Banho solidário e outras iniciativas ajudam a humanizar o cotidiano nas ruas de Caxias do Sul
Depois de formar uma corrente do bem, pais e professores das 60 crianças que frequentam a escolinha se mobilizaram para arrecadar os mantimentos que vão compor de 30 a 40 refeições. No cardápio, arroz, feijão, guisado com legumes e suco.
— É mais do que solidariedade, é fazer a nossa parte. Um pouco de cada um se torna muito para quem não tem nada. Na hora da janta as crianças não vão estar presentes, mas certamente o carinho delas será sentido por essas pessoas — afirma Sarita Esteves, diretora da escola.
Antes de colocarem a mão na massa, os pequenos ressaltaram os motivos da preparação dos pãezinhos. Separados em grupos e sentados em mesas, a garotada com idades entre quatro e cinco ajudou a misturar os ingredientes, amassar e enrolar a massa. Depois, outra turma colocou os pães na forma e levou para forno. Participar de todo o preparo foi uma diversão, mas com fundamento.
— É para quem não tem comida e nem água — disse uma menina.
— As pessoas que moram na rua não têm geladeira e ficam sem comer — reforçou outra.
A ideia da direção é realizar outros jantares, sempre nas dependências da escola, para vários grupos de moradores de rua. No inverno, além de alimentos que dão energia, a sopa deve entrar no cardápio.
— É preciso ajudar e tornar a vida dessas pessoas um pouco melhor, nem que seja apenas por um momento. Inserimos a solidariedade como peça fundamental na nossa rotina escolar. As famílias são super engajadas e nos ajudam a tornar o mundo um pouco mais humano — comemora a diretora.
Os convidados especiais serão deslocados até a escolinha com transporte da Casa de Passagem São Francisco. O jantar ocorre a partir das 20h e terá o apoio dos pais e professoras na distribuição. Os pães produzidos pelas crianças serão embalados e entregues como uma lembrança aos moradores de rua.
A ação faz parte do trabalho social feito pela instituição há 33 anos: todas as crianças praticam diariamente o conceito da empatia. No ano passado, uma geladeira foi instalada ao lado de fora da escola com o objetivo de beneficiar quem não tem o que comer. O eletrodoméstico é abastecido pela escola com o apoio dos pais dos alunos.
Leia também:
"Estava a uns 110 km/h", afirma motorista envolvido em acidente com morte na Rota do Sol, em Caxias
Investimento do complexo Havan em Caxias vai somar R$ 65 milhões e gerar 350 empregos diretos
Cristóvão começa Ensino Médio em tempo integral com dificuldades na segunda-feira
Desinformação e demora no atendimento geram filas em frente à Central de Matrículas de Caxias