Quatro audiências para debater o novo Plano Diretor de Caxias do Sul estão sendo programadas pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara de Vereadores. Segundo o presidente da comissão, o vereador Édio Elói Frizzo (PSB), as datas ainda precisam ser acertadas com as entidades convidadas, mas a intenção é iniciar o debate até o fim do mês e intensificá-lo no mês de março, já que o prazo para a discussão é de 90 dias. O projeto foi protocolado na metade de dezembro do ano passado e o assunto voltou à pauta com a retomada dos trabalhos no Legislativo.
Neste primeiro momento, as reuniões serão setoriais. A comissão pretende promover uma com a União das Associações de Bairros (UAB); outra com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) do município; uma terceira envolvendo a Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul e o núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil na cidade; além de uma audiência na área rural, que provavelmente será na linha 40.
Conforme Frizzo, os índices de aproveitamento construtivo, tanto na área industrial quanto comercial, são um dos principais motivos para envolver estas entidades na discussão.
— O novo plano retoma também o debate de zonas de expansão urbana, de criação de duas novas nas áreas, nas divisas com Flores da Cunha e Farroupilha — destaca.
Ao fim deste primeiro ciclo de reuniões, uma audiência maior está prevista para ocorrer na Câmara de Vereadores.