O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo confirmaram que os tremores de terra sentidos no interior de Nova Petrópolis na semana passada foram resultado de um terremoto de baixa magnitude. O epicentro foi no município de Santa Maria do Herval. Conforme dados do Observatório da UNB, o tremor atingiu 2,2 graus na Escala Richter.
Cerca de 30 moradores de Nova Petrópolis relataram os abalos por volta das 22h de quinta-feira. A área de abrangência foi entre o km 10 e km 18 da RSC-235, que envolve as comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, contatou especialistas do Observatório da UNB. Por e-mail, eles disseram que os tremores têm provavelmente causas naturais e não são preocupantes. A suspeita é de que eles sejam semelhantes a outros registrados na região, como em Caxias do Sul.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários e a Defesa Civil, o terremoto não causou danos estruturais e nem deixou feridos em Nova Petrópolis.