A Rota do Sol sofrerá interrupção de trânsito entre esta segunda-feira e o próximo domingo na região de Itati e Terra de Areia. Os bloqueios são para a realização de estudos ambientais.
De acordo com o Daer, serão realizadas quatro interrupções por dia, com duração aproximada de 30 minutos cada. O trabalho será entre 6h30min e 9h e das 17h30min às 20h. O bloqueio é necessário porque os pesquisadores precisam caminhar sobre a rodovia durante os estudos.
O levantamento já foi realizado entre os dias 13 e 19 de dezembro, e podem ocorrer outros ao longo do mês. Policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) auxiliam as equipes.
O trabalho consiste no monitoramento da fauna nativa, com estudo dos índices de atropelamento de animais silvestres. Nessa região, a estrada é cercada pela Reserva Biológica Mata Paludosa, uma unidade de conservação estadual onde vivem espécies típicas.
A intenção é identificar exatamente quais espécies vivem na área e qual o comportamento delas. Com o resultado, serão implantadas medidas para eliminar ou atenuar mortes dos animais por atropelamento. As ações podem ir desde a colocação de sinalização e redutores de velocidade à criação de pontos de travessia aérea ou subterrânea de animais. Os estudos começaram em outubro e estão orçados em R$ 336 mil, com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).