A estrada Bento Gonçalves, que liga Bento Gonçalves a Cotiporã, está passando por pavimentação entre a ponte sobre o Rio das Antas e a área urbana de Cotiporã. O trecho tem 12,8 quilômetros de extensão. Do total, cinco quilômetros já estão asfaltados e outros três estão em obras de preparação do terreno.
De acordo com a prefeitura de Cotiporã, o projeto tem custo de R$ 12 milhões, o maior valor já aplicado em uma obra na história do município. Os recursos têm origem dos ministérios das Cidades e do Turismo via emendas parlamentares, além do programa Pimes/Badesul.
A estrada é o principal acesso a Cotiporã não apenas pela ligação com Bento Gonçalves, mas também por ser rota de escoamento da produção da região. Além disso, a via também serve de alternativa em caso de bloqueio da BR-470, na Serra das Antas.
Apesar da importância, no entanto, a estrada costuma ficar bloqueada em períodos chuvosos, quando o Rio das Antas encobre a ponte na divisa dos municípios. Uma nova estrutura precisa ser construída, o que não está previsto em andamento.
Segundo a prefeitura, estudos para a nova ponte já foram realizados, mas ainda é necessário captar recursos e elaborar o projeto antes de encaminhar a obra.