O setor de prestação de serviços é o principal alvo das reclamações de usuários em órgãos de proteção ao consumidor. Na última semana, o Procon de Caxias do Sul divulgou o ranking das empresas "campeãs" de denúncias em 2017. Sete das companhias no top 10 prestam serviços de telefonia e internet .
A área é o foco da segunda parte da série iniciada ontem, na qual o Pioneiro informa ao cidadão alguns direitos pouco conhecidos. Você sabia que pode abrir uma conta de graça no banco? Ou que os estacionamentos sempre são responsáveis pelos veículos guardados? De acordo com o coordenador do Procon Caxias, Luiz Fernando Horn, estar bem informado é o primeiro passo na hora de exigir que as empresas cumpram com as obrigações legais.
— Todos os fornecedores de algum produto ou serviço têm responsabilidade por eventuais problemas, não só o comércio, por exemplo. Mas tem muita informação errada na internet. O consumidor tem de ter esse cuidado — alerta.
No momento da contratação de um serviço, prestar atenção a alguns detalhes pode evitar uma grande dor de cabeça depois. O cuidado começa já antes da negociação, já que todo o serviço contratado deve ser precedido de orçamento e autorização expressa do consumidor, conforme o Procon. A oferta de serviços, prática realizada pelas empresas por meio das insistentes ligações de telemarketing, por exemplo, também pode ser evitada, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Confira a seguir outros direitos que você tem e talvez não saiba.
Campeãs de reclamações no Procon (2017):
1º Vivo
2º Claro
3º Telecom Celular
4º RGE
5º TIM
6º Embratel
7º Caixa Econômica Federal
8º Magazine Luiza
9º Oi
10º Motorola Industrial Ltda
Fique atento:
:: Todo segmento de mercado que está sujeito a uma agência reguladora e controladora responde à legislação do Serviço de Atendimento ao Cliente. Assim, se a empresa receber ligação do consumidor, ela é obrigada a manter a conversa gravada e o registro da ligação. Portanto, quando há o aviso “para sua maior segurança, estamos gravando essa conversa”, o procedimento é adotado em razão da lei vigente. Posteriormente, caso o consumidor quiser, ele pode exigir a gravação da conversa para comprovar a relação e, possivelmente, cobrar eventuais irregularidades no atendimento.
:: Todos os fornecedores podem ser procurados para responder por um problema de funcionamento no produto ou serviço, e não apenas o comerciante. É a chamada cadeia de responsabilidade, segundo o Procon. Em caso de furto no carro estacionado em um shopping que possui estacionamento terceirizado, por exemplo, os dois estabelecimentos podem ser responsabilizados pelo prejuízo.
Onde denunciar:
Procon Caxias
Telefone: 151
Site: caxias.rs.gov.br/procon
Outras cidades: é possível conferir se seu município tem um Procon pelo link procon.rs.gov.br/procons-municipais
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Telefone: 1331
Site: anatel.gov.br
Banco Central do Brasil
Telefone: 145 (custo de ligação local)
Site: bit.ly/reclamabc