Dos 189.610 exames agendados no ano de 2017 na rede pública de saúde de Caxias do Sul, 20.351 deixaram de ser realizados porque os pacientes não compareceram. Isso significa ausência de 10,7% dos usuários. Os dados incluem os agendamentos na Central de Exames, junto ao Postão 24 Horas, e nos serviços terceirizados pela prefeitura.
O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde se refere a 21 tipos de exames. Entre eles, tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, endoscopia e ecografia. A diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria da pasta, Marguet Meneguzzi, explica que existe um prejuízo social. Embora os serviços terceirizados não cobrem pelos exames não realizados, o horário poderia servir para outros pacientes.
A recomendação para quem não puder ir ao local do exame é avisar a Secretaria da Saúde com um dia de antecedência. Conforme Marguet, essa atitude propicia que o exame seja destinado a outro usuário. Um dos motivos levantados pelas equipes para as faltas é o fato de que o usuário vai à consulta e o sintoma melhora após começar a tomar a medicação.
Essa pode ser também a explicação para o fato de que 25% dos usuários não retiram resultado de exames realizados na Central. Além dos agendados, o local faz exames de urgência para pacientes dos pronto-atendimentos. O balanço considera nove tipos de exames, como análises clínicas, raio x, ecografia, teste do pezinho e de paternidade.