Moradores de Caxias do Sul e região que já migraram do sinal analógico para o digital terão nesta segunda-feira uma prova das melhorias proporcionadas pela mudança: o Jornal do Almoço será exibido ao vivo já em transmissão digital. A novidade antecipa a alteração do sistema, prevista para ocorrer até a próxima quarta-feira em 23 cidades da Serra.
Até então, o Jornal do Almoço local (RBS TV Caxias) era exibido através do sinal analógico. A partir de hoje, tudo muda: a transmissão é em alta definição, assim como já ocorria com os materiais gravados na Serra e exibidos pela RBS TV Porto Alegre e pela TV Globo. A migração significa muito mais qualidade de imagem e som para os telespectadores.
Leia mais:
Cerca de 45 mil pessoas receberão kit gratuito para TV digital, na Serra
Equipes do Seja Digital percorrem bairros para orientar sobre o desligamento do sinal analógico, em Caxias do Sul
Por outro lado, faltando três dias para o desligamento do sinal analógico, cerca de quatro mil moradores de Caxias ainda não retiraram o kit gratuito para prosseguir com sinal de TV aberta. Quem possui televisores de tubo fabricados antes de 2012, que não utiliza antena parabólica ou tv por assinatura precisa se adaptar à mudança.
Em toda a Serra, há ainda cerca de 12 mil kits gratuitos disponíveis para beneficiários de programas sociais do governo federal. Dúvidas sobre o benefício podem ser esclarecidas pelo telefone 147, canal no qual também podem ser esclarecidas informações gerais sobre a mudança do sistema.
Beneficiários que estejam fora de Caxias também podem buscar o kit em pontos de outros 106 municípios do Estado. Quem não tem direito ao kit grátis, porém, deve adquirir o equipamento no varejo. O conversor é vendido nas lojas por cerca de R$ 80, mas o preço pode variar conforme os recursos extras do aparelho. Quem tem televisores com conversor interno precisa comprar apenas a antena, com custo de cerca de R$ 50.
Por outro lado, moradores de Caxias do Sul que instalaram os equipamentos de captação do sinal digital e não conseguiram a conexão devem contatar o telefone 0800-051-6336 ou acessar o site rbstvdigital.com.br para maiores informações e correções da transmissão.
— A possível falha dessa migração de sinal pode ocorrer na Serra por ser uma região onde há bastante sombra. Mas esse problema pode ser resolvido por meio de canais diretos com as emissoras, que podem fazer expansão do alcance da transmissão, caso necessário — ressalta Márcia Cavalcante, gerente de operações da Seja Digital.
O kit para a TV digital contém uma antena UHF e um conversor com controle remoto. Oitenta e nove municípios do Estado terão o sinal analógico desligado até o fim deste mês, incluindo as cidades da região.
QUEM PRECISA DO EQUIPAMENTO
:: Se a TV é de LED, LCD ou plasma e tem o selo DTV, ela é digital. Só é necessária uma antena.
:: Se a TV não tem o selo, mas é de LED, LCD ou plasma, é necessário conferir o manual ou contatar o fabricante. Se foi fabricada antes de 2010, provavelmente não é digital e precisa de um conversor.
:: TVs de tubo necessitam do conversor.
:: Caso o usuário já tenha TV por assinatura ou parabólica, não são necessárias alterações.
COMO RETIRAR
:: Para retirar o kit gratuito, acesse o site sejadigital.com.br ou ligue para o número 147 ou vá até o Centro de Referência em Assistência Social mais próximo.
:: Informe o número do NIS para conferir se você tem direito ao benefício.
:: Agende horário e local para retirar o equipamento.
:: O prazo para solicitar o kit termina na quarta-feira.
CRONOGRAMA
:: O sinal analógico será desligado até quarta-feira nas seguintes cidades da região: Alto Feliz, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Monte Belo do Sul, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Francisco de Paula, São Marcos, São Sebastião do Caí, Tupandi, Vale Real e Veranópolis.
:: Até o fim de 2018, deve ser desligado nas demais cidades do RS.
:: O Brasil tem até o fim de 2023 para completar a transição.