Em três meses de trabalho, técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) identificaram 52 ligações irregulares de esgoto por meio da termonebulização em Caxias do Sul. Ao todo, 42 bairros e loteamentos foram vistoriados. Os testes consistem na aplicação de um óleo mineral nos canos de rua. O produto se transforma numa fumaça branca que percorre a tubulação de vasos sanitários, pias, tanques, chuveiros e lavandeiras. Em caso de ligação irregular na rede de esgoto cloacal, a fumaça também será expelida por calhas, ralos de pátios e terrenos ou bocas de lobo.
Das 52 ligações com problemas identificadas até agora, 27 já foram normalizadas e 25 ainda estão pendentes de regularização, segundo o Samae. Nesta semana, a equipe da termonebulização trabalhará no Loteamento Grand Ville, no bairro Bela Vista. O trabalho seguirá em 2018.
As ligações executadas de forma equivocada podem provocar estragos, conforme a autarquia. Por ter dimensões reduzidas se comparada às ligações pluviais, a tubulação de esgoto cloacal não suporta o volume da água da chuva, por exemplo. O cano pode estourar ou devolver a água para dentro de casa.
FIQUE ATENTO
:: A rede de esgoto sanitário não pode receber ligações de calha de chuva, de boca de lobo, de ralo de drenagem de pátio e terraços.
:: O usuário que estiver irregular recebe uma notificação e tem até 30 dias para se regularizar, conforme a legislação. Após esse prazo, a equipe faz novamente o teste com o termonebulizador. Caso o usuário ainda não tenha realizado a ligação correta, ele poderá ser autuado.
:: O decreto municipal 18.349 prevê multa de 20 tarifas mínimas de água quando águas pluviais são despejadas na canalização de esgoto sanitário ou quando há interligação dos dois sistemas. Como a tarifa mínima atual é de R$ 27,30, a multa é de pelo menos R$ 546.