Foi diante de muita emoção que a aposentada Maria de Lourdes Pattis Cardoso, 68 anos, recebeu a bênção dos freis capuchinhos, nesta quarta-feira, na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Depois de passar por um ano conturbado, ela atribui a recuperação de um câncer de mama à fé. Todos os anos, a mulher reserva uns minutos para participar do encontro, que nesta terça ocorre até as 18h.
— Sempre acreditei que ia me curar. No final do ano passado, recebi a bênção dos freis e pedi para que Deus me fizesse forte para seguir na luta. Hoje volto aqui curada para agradecer e renovar minha fé — conta ela, que também pediu pela saúde de uma familiar que está doente.
Na fila ao lado, acompanhada a mãe, Laura Rodrigues, nove, aguardava para receber a bênção. De família católica, a menina tinha pedidos especiais: que este momento lhe trouxesse proteção e sabedoria para o próximo ano.
— A gente sempre participa deste dia de reflexão e ela sabe da importância de se ter fé. Este 2017 foi difícil para todos, um ano cheio de problemas e poder renovar a fé é o que nos traz até aqui. O desejo é de que todas as pessoas tenham um ano mais leve — confia a técnica de enfermagem, Carla Rodrigues, 33.
A tradicional bênção dos freis capuchinhos, que já ocorre há 14 anos na cidade, é a forma encontrada pelos religiosos para evangelizar nas ruas. Conforme o frei Nilmar Carlos Gatto, a missão deste momento é estar junto do povo levando a paz e a solidariedade.
— É mostrar que estamos juntos, prontos para ouvir e dar força para que a jornada de vida seja encarada com muita fé. Fazemos no Natal, porque a ternura do menino Jesus está no toque, que demonstra carinho e proximidade. É isso que queremos fazer aqui, estar próximo do povo e trazendo a presença de Deus para dentro dos seus corações. O brilho no olhar de cada um que recebe a bênção é gratificante demais.
Na edição deste ano, 20 freis participaram do encontro, que movimentou centenas de pessoas na área central de Caxias.