A Universidade de Caxias do Sul anunciou nesta segunda-feira que, a partir de 31 de janeiro, fechará o sinal aberto da UCSTV, que neste ano completou duas décadas de existência. A decisão, conforme o conselho diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), foi motivada pela inviabilidade de investimentos na migração do sistema analógico para o digital: não há verba suficiente para a compra de todo o equipamento necessário.
Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a instituição afirma que foram levados em conta estudos realizados por uma comissão criada exclusivamente para analisar a situação.
"Ela foi analisada e explorada de seus mínimos aos mais abrangentes itens. Partiu de uma pesquisa de audiência de TV aberta, passou por aprofundada avaliação do mercado regional _ com suas potencialidades _ e de tendências da comunicação", aponta a nota.
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Uma reunião na manhã desta terça-feira deve definir estratégias de transmissões. Porém, tudo indica que com a demissão de 13 funcionários, os programas produzidos pela emissora, que são transmitidos pelo canal 15 da NET e 27 na TV aberta, serão reprisados até o final de janeiro. O Rede de Olhares, carro-chefe da emissora, já possui edições inéditas gravadas, que agora podem ser veiculadas para atender a demanda de audiência.
Para substituir a UCSTV, a instituição prepara a criação do UCS Play, canal exclusivamente transmitido pela internet: o modelo deve atender as necessidades da Fundação, além de favorecer maior interatividade acadêmica. O projeto, tratado como inovador pela UCS, usará uma plataforma de fácil acesso, mais adequado aos tempos de convergência tecnológica e de consumo por demanda, e de menor custo.
O Cetel (Centro de Teledifusão Educativa), utilizado por estudantes de Comunicação, permanece ativo com o UCS Play e as três emissoras de rádio UCSFM _ em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria.
Fundada em 1997, a UCSTV tinha, desde 2011, uma parceria com o Canal Futura, produzindo programação local e também conteúdos de alcance nacional. A parceria, inclusive, possibilitou que a universidade e toda região de sua abrangência fosse conhecida em várias partes do país, com a produção e veiculação de reportagens e programas compartilhados com a rede Futura, acessível a mais de 70 milhões de espectadores.