Está marcada para esta quinta-feira uma audiência pública para debater o projeto de lei que quer proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas áreas públicas de Bento Gonçalves. A iniciativa, protocolada pelo vereador Anderson Zanella (PSD) em conjunto com outros quatro parlamentares, divide opiniões da população.
De um lado, moradores que moram perto de pontos de diversão noturnos reclamam do som alto, da perturbação e da sujeira deixada a cada fim de semana pelas ruas dos bairros onde vivem. De outro, jovens que ocupam as vias e praças nas noites de sexta-feira a domingo alegam que têm o direito de se divertir.
A proibição valeria para toda a área pública da cidade, exceto a frente de quiosques, bares e food trucks, entre outros estabelecimentos do gênero, e em eventos realizados em locais públicos com autorização prévia do município.
Se aprovada, a norma terá de ser regulamentada pela prefeitura, que definiria como seria fiscalizada e qual a penalidade para quem descumprir a lei. A audiência pública ocorre a partir das 18h, na Câmara de Vereadores.