Uma audiência pública, nesta segunda-feira, debate a gestão compartilhada do Pronto-Atendimento 24 horas (Postão 24h) de Caxias do Sul. Promovida pela Comissão de Saúde do Legislativo, a reunião começa às 19h, na Câmara de Vereadores. O pedido partiu do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) ainda antes da prefeitura anunciar o projeto UBS+, que prevê o remanejamento de profissionais do pronto-atendimento para os postos de saúde dos bairros.
Leia mais:
Professores da Educação Infantil de Caxias decidem manter greve por tempo indeterminado Projeto de segurança pretende instalar cerca de 150 câmeras em Flores da Cunha
A administração municipal quer compartilhar a gestão do Postão 24 Horas, a exemplo do modelo adotado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Com isso, os profissionais seriam contratados pela empresa escolhida por licitação para a gestão compartilhada e não mais por meio de concurso público.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Renato Oliveira (PCdoB), diz que a audiência é uma oportunidade para a prefeitura expor o planejamento. Ele afirma que o entendimento é favorável quanto ao fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas comenta que existe apreensão quanto à terceirização do Postão.
Até 11h30min desta segunda-feira, a Secretaria da Saúde ainda não sabia se enviaria representantes à audiência pública.