Moradores do bairro Cinquentenário II foram informados pela prefeitura, em reunião nesta segunda, do adiamento do processo de desapropriação de cinco casas em uma área invadida há mais de 30 anos naquela região. A remoção, que estava prevista para ocorrer amanhã, deve acontecer agora dentro dos próximos 60 dias. 20 pessoas de três núcleos familiares serão afetados pela medida.
O adiamento foi obtido por meio de determinação judicial, que impôs à prefeitura a realocação de uma das moradoras que é cadeirante e depende de cuidados especiais.
Leia mais:
Prefeitura inicia retomada de imóveis públicos utilizados para fins particulares em Caxias
Moradores invadem prefeitura de Caxias para protestar contra reintegração de posse
A principal alternativa avaliada pela Fundação de Assistência Social (FAS) é a possibilidade de acolhê-la – junto com os dois filhos menores que vivem com ela – para o albergue municipal ou uma das casas conveniadas ao município. Após ser realizado esse processo, a desapropriação deve ser executada imediatamente pela administração.
Há cerca de 10 anos, o município ingressou com processo de desapropriação da área pública, que havia sido cedida para utilização da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Caxias do Sul (AMA). A decisão favorável ao poder público foi emitida neste ano.
Na última semana, os moradores foram notificados sobre a iminente remoção. Após o anúncio, lideranças comunitárias se mobilizaram e invadiram o Salão Nobre da prefeitura para protestar contra a decisão.