Se você sentiu frio na segunda-feira, prepare-se para esta terça: a previsão é que, pela primeira vez neste ano, os termômetros marquem temperaturas negativas em Caxias do Sul. Além da geada, a expectativa é de que a cidade amanheça com -1ºC , batendo a marca de dia mais gelado deste ano – até agora, a menor temperatura na cidade foi registrada em 20 de junho, com 1.1ºC. A mínima foi na noite de segunda, em Caxias, com 1.8ºC por volta das 20h. A máxima durante toda a segunda-feira foi de 3ºC. O frio intenso prossegue até o fim desta semana.
Leia mais:
Cidades da Serra registram neve e chuva congelada nesta segunda-feira
Expectativa de neve lota hotéis de São José dos Ausentes
São José dos Ausentes tem neve e temperatura mínima no Estado
Na segunda, houve registros de queda de flocos de neve granular (segundo a Somar Meteorologia, após conferir imagens), o que fez a alegria de turistas. Aliado à chuva congelada, o fenômeno ampliou a sensação de frio na Serra. O fenômeno apareceu com mais intensidade na Região das Hortênsias e em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Segundo a Somar Meteorologia, houve queda de flocos de neve também em São Marcos, Farroupilha e Palmeira das Missões. Ausentes registrou a temperatura mais baixa do Estado, com 0,2ºC. Em Gramado, turistas lotaram a área central e posaram para fotos ao lado de termômetros. A taxa de ocupação da rede hoteleira na Região das Hortênsias é de 95%, índice que não era visto desde 2015.
– Teve gente que ficou o dia todinho esperando pela neve. Pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo e daqui do Sul. Quando começou a cair, eles saíram na rua dando pulos de alegria. Foi muito bonito presenciar a cena – define a secretária de Turismo de São José dos Ausentes, Aline Ramos.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com a previsão de frio intenso, a chance de cair novos flocos de neve a partir de hoje é remota na Serra. Nas áreas mais frias de Santa Catarina e Paraná, no entanto, o fenômeno ainda poder ocorrer. Visitantes, porém, estão torcendo para que a cena aconteça novamente:
– Estava difícil caminhar pelas ruas de Gramado. É uma segunda-feira com cara de sábado. Trata-se de uma retomada importante, quando sentimos que o consumidor está mais confiante em poder gastar, e é claro que o frio colaborou para isso – afirma o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes da Região das Hortênsias, Fernando Boscardin.