O consultório de oftalmologia à distância de Farroupilha, que atenderá toda a Serra, tem previsão de começar a funcionar em 60 dias. A unidade será uma das oito em todo o estado que permitirão consultas e diagnósticos por videoconferência. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Farroupilha ganhará hospital da Unimed
Fenakiwi de Farroupilha terá sua última edição em 2017
Nesses consultórios, os pacientes são atendidos por um enfermeiro no local. Através de uma videoconferência, um oftalmologista em Porto Alegre pode fazer o diagnóstico de doenças como, por exemplo, glaucoma, catarata e também apontar a necessidade de uso de óculos.
O objetivo dessa medida é desafogar a fila por consultas em oftalmologia no Estado. Os atendimentos nos consultórios remotos são agendados nas Unidades de Saúde dos bairros e cidades de origem dos pacientes. Se houver necessidade de acompanhamento posterior, os pacientes são encaminhados para consulta presencial com um oftalmologista.
Em Farroupilha, o consultório será referência para os 49 municípios da área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. O espaço ficará na Unidade de Saúde do bairro América, com capacidade de atendimento de 500 pacientes por mês.
Conforme a secretária da Saúde, Rosane Borscheidt, os equipamentos e a conexão através de fibra ótica serão instalados na Unidade pelo Ministério da Saúde em uma sala já reservada na UBS. A expectativa é que o consultório comece a funcionar no início de setembro.