A Festa de Santo Antônio, uma das maiores celebrações religiosas da Serra, ocorre nesta terça-feira, em Bento Gonçalves. A previsão é que cerca de 25 mil devotos participem da programação que começa às 6h, quando começa a Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em comunidades do município. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Criminosos jogaram material combustível em vítimas de chacina em Caxias do Sul
Empresa de Caxias do Sul fornece aquecimento para base na Antártida
Chuva agravou condições da ERS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha
As missas ocorrem Às 7h, 8h30, 15h e 18h. A celebração das 15h é campal e seguida de procissão, com expectativa de reunir 15 mil devotos. Os ingressos para o almoço no salão paroquial já estão esgotados. Ao longo do dia, também haverá a distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio na Casa do Pão, onde é possível fazer uma contribuição espontânea.
A novidade desta 139ª edição da festa é o Recanto Santo Antônio, um espaço contemplativo ao lado do Santuário. Neste local, fica a Via Antoniana, um altar a céu aberto, uma gruta com fonte e velário, além de espaço infantil e sanitários.
Durante o dia do Padroeiro de Bento Gonçalves, os padres farão confissões e freis franciscanos darão a bênção aos fiéis. Nesta terça, é feriado no município.
Trânsito
A festa também provoca mudança no trânsito da região central de Bento Gonçalves. A partir das 6h, ocorre a interrupção do lado direito da rua Marechal Deodoro, sentido Centro-Bairro. A interrupção total da Rua Marechal Deodoro ocorre a partir das 14h, desde a Rua Júlio de Castilhos. O trânsito dessa via será desviado para a Rua Ramiro Barcelos e os pontos de ônibus serão em frente ao Colégio Aparecida. A procissão, prevista para começar às 16h, vai provocar interrupções nas ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa. Depois, os devotos retornam pela Rua Marechal Deodoro até o Santuário Santo Antônio.