A prefeitura de Caxias do Sul elabora um novo projeto para minipraças na cidade. O projeto prevê a possibilidade de ampliação dos usos dos chamados "parklets" na cidade, que geralmente são constituídos por decks de madeira com bancos e outros itens de paisagismo, e que ocupam o espaço de uma vaga de estacionamento. Esses espaços são mantidos por empreendimentos na cidade. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Após vandalismo, Parklet no centro de Caxias do Sul é revitalizado
Parklet no centro de Caxias do Sul tem as plantas arrancadas
Caxias do Sul regulamentará instalação de parklets
Conforme a secretária do Urbanismo, Mirangela Rossi, um estagiário do curso de arquitetura da Universidade de Caxias do Sul está trabalhando na secretaria em uma proposta que não limite o tamanho do parklet necessariamente a uma vaga de estacionamento. A ideia é que o espaço possa até ser maior, com itens de iluminação, pensando a utilização à noite.
Outro aspecto da proposta é que também haja um ponto de venda associado à minipraça, que pode ser uma banca de jornal ou de um vendedor de flores. Conforme a secretária, a sugestão é que essa banca participe da manutenção do espaço.
A previsão é que o estagiário conclua o trabalho até a metade do ano. A partir daí, a secretaria vai encaminhar um projeto de lei à Câmara. Mirangela observa que os parklets já estabelecidos não precisão ser modificados.
Floristas
Atualmente, 15 floristas têm uma licença provisória para vender flores nas ruas de forma itinerante em Caxias. Eles não podem vender em pontos fixos. A licença vai até dezembro. Conforme Mirangela, a expectativa é que, até lá, a nova lei sobre os parklets já tenha sido aprovada.
Para o dia das mães, comemorado no próximo domingo, a secretaria vai autorizar a venda de flores nas ruas do centro de Caxias na sexta, no sábado e domingo. Segundo a secretária, o entendimento da administração é que a demanda nesse período é maior e os floristas também são opção para os consumidores quando o comércio já está fechado no domingo.