O estacionamento da rua Alfredo Chaves, entre a rua Dom José Baréa e a avenida da Vindima, próximo ao Centro Administrativo de Caxias do Sul, terá alterações a partir desta terça-feira. De acordo com informações da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, as vagas disponíveis no lado esquerdo da Alfredo Chaves, no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos), deixarão de ser administradas pelo Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) e se tornarão públicas – sem a cobrança. Com isso, as vagas serão organizadas de forma oblíqua e não mais paralelas.
Leia mais:
Após denúncia de roubo, criminosos morrem em confronto com a BM em dois bairros de Caxias do Sul
Excesso de chuva na Serra pode prejudicar produção de alho
Em três dias, chuvas na Serra ultrapassam média histórica para o mês de maio
A outra mudança, de acordo com a secretaria, acontecerá no estacionamento ao lado da prefeitura, entre a Dom José Baréa e a saída do Centro Administrativo, que também passará a ser público, mas continuará organizado de forma paralela. Equipes de servidores removeram as placas do estacionamento rotativo e fixaram as novas sinalizações nesta segunda. Os parquímetros instalados no trecho foram desativados e em breve também serão removidos para outros locais. Já a sinalização no asfalto, com a indicação do estacionamento oblíquo, serão feitas quando o tempo ficar firme.
Conforme o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, as ações foram tomadas porque a população encontra dificuldades para estacionar quando vai até a prefeitura e a Câmara de Vereadores. Além disso, ele salienta que a manutenção das vagas pagas no outro lado da via tem como objetivo manter a rotatividade dos veículos que precisam ir a estabelecimentos comerciais da região:
– Em determinados horários, o estacionamento dentro da prefeitura já está lotado e o contribuinte, que precisa resolver pendências, por exemplo, não encontra mais vagas para estacionar.
A secretaria garante que as medidas ampliarão em 100% o número de vagas no trecho, passando de 30 para 60 espaços de estacionamento. Haverá também duas vagas destinadas para idosos e duas para pessoas com deficiência.
As mudanças:
– Estacionamento no sentido oeste (Entre a rua Dom José Bárea e a saída do Centro Administrativo):
Como era: Área Verde (pago) e paralelo
Como fica: Gratuito e paralelo
– Estacionamento no sentido oeste (entre a saída do Centro Administrativo e a avenida da Vindima):
Como era: Área Verde (pago) e paralelo
Como fica: Gratuito e oblíquo
– Estacionamento no sentido oeste (entre a avenida da Vindima e a rua Os Dezoito do Forte)
Continua como Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) – Área Verde
– Estacionamento no sentido leste:
Continua como Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) – Área Verde