Estudantes da rede municipal de Caxias do Sul que precisam de atendimento especial ainda enfrentam dificuldades para serem acompanhados por cuidadores educacionais, também chamados de monitores. O assunto foi discutido por vereadores nas sessões de terça-feira e quarta-feira. A prefeitura afirma que precisa atualmente de mais 70 cuidadores. Segundo a prefeitura, um novo edital para contratação de profissionais já foi elaborado e está em análise na secretaria de Gestão e Finanças. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Saiba como será discutida a revisão do Plano Diretor de Caxias do Sul
Polícia Civil não vê tendência após cinco ataques a caixas eletrônicos da Serra em uma semana
Prefeito Daniel Guerra vai ao Postão e é aplaudido
De acordo com a secretária de Educação de Caxias, Marina Matiello, o município tem 261 cuidadores, contratados por uma empresa terceirizada. Esse número é o máximo previsto no contrato atual. O contrato com a terceirizada foi estendido até que o novo processo licitatório esteja finalizado. O novo edital, conforme a secretária, será para 350 cuidadores, com possibilidade de expandir o número de profissionais em 25%, podendo chegar a até 437 cuidadores. Ainda não há data para o lançamento do edital.
Ministério Público
Conforme a Promotoria Regional de Educação de Caxias, tramita desde 2015 um inquérito civil para apurar a falta de cuidadores na rede municipal. Neste ano, foram ajuizados três pedidos para atendimentos de cuidadores na rede municipal e outros três na rede estadual.