Uma ação social nesta sexta-feira em Caxias do Sul marca o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. O objetivo é chamar a atenção para a enfermidade que afeta ao menos cinco milhões de pessoas em todo o mundo dentro da programação do Maio Roxo.
Leia mais
Justiça bloqueia R$ 69 milhões da prefeitura de Caxias do Sul
Acompanhe a repercussão da crise no governo Temer e as ações da Lava-Jato nesta quinta
O evento é organizado pelo Hospital Pompéia e pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa (ABCD). Às 9h30min, o colo-proctologista Eduardo Brambilla aborda a doença em palestra no auditório no 9º andar do Pompéia – é necessário fazer inscrição até as 18h desta quinta-feira pelo telefone (54) 3220.8000, ramal 8022.
Das 9h às 16h, haverá verificação de pressão arterial, exame de colesterol, entre outros serviços gratuitos à população no jardim em frente à portaria da instituição na Avenida Júlio de Castilhos. No domingo, às 10h, haverá ainda uma caminhada pelo interior do Parque dos Macaquinhos.
A enfermidade abrange a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que afetam o sistema digestivo e causam inflamações no tecido intestinal, formando feridas e provocando sangramentos. A doença não tem cura ou causa conhecida e impacta na qualidade de vida das pessoas.Em caso de chuva, a ação desta sexta-feira e a caminhada de donmingo serão canceladas.