A Sala do Empreendedor começa a funcionar em Caxias do Sul até a metade de junho. O espaço vai compilar serviços para encaminhamentos necessários para abertura de novas empresas. O atendimento será em junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Por enquanto, os servidores estão em treinamento para trabalhar de forma integrada. Segundo o secretário Carlos Heinen, a ideia é facilitar o processo para que as empresas entrem em funcionamento, com atendimentos de diversas pastas concentradas em um só espaço. Hoje, segundo o secretário, a abertura de um empreendimento leva em média 45 dias. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Entidades empresariais de Bento Gonçalves apoiam local do novo presídio
Polícia apreende quase 7 toneladas de produtos impróprios em Guaporé e Dois Lajeados
Saiba como foi o trabalho da Câmara de Vereadores de Caxias no primeiro trimestre
Na quinta-feira, Caxias estará entre os 20 municípios que vão conhecer como esse processo foi simplificado em Farroupilha. Um encontro ocorre entre 9h e 13h, no Centro de Atendimento ao Cidadão. Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico de Farroupilha, Roque Severgnini, a abertura de uma empresa demora em média 48 horas contra um período de 400 dias. Em 2015, a prefeitura conseguiu a aprovação de uma lei que simplificou os processos para implantação de novas empresas. Severgnini avalia que o principal benefício foi a desvinculação do alvará à necessidade de adaptações de documentação de prédios. Um exemplo é que se o prédio estiver com o habite-se irregular, a empresa pode se instalar no local até que o problema seja solucionado.
Nos três primeiros meses desse ano, 188 novas empresas entraram em funcionamento em Farroupilha contra o fechamento de 86.