Centenas de manifestantes estão concentrados na Praça Dante Alighieri, na área central de Caxias do Sul, na manhã desta quarta-feira, para protestar contra a Reforma da Previdência, que pretende estabelecer idade mínima de 65 anos para aposentadoria e o tempo de contribuição de 49 anos para receber o benefício integral. O trânsito na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana, está bloqueado por um carro de som. Apenas o corredor dos ônibus do transporte coletivo está liberado. A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a Reforma da Previdência e ocorre em várias cidades do país.
– É uma primeira tentativa unificada de tentar barrar essa reforma proposta pelo governo. Parece bem significativo para Caxias do Sul e, com certeza, não será a primeira – disse o professor Paulo Amaro Ferreira.
– Estamos aqui para defender os nossos direitos. Nós sabemos que se tiram direitos, os mais pobres, e sobre tudo as mulheres, são as que mais acumulam trabalhos e sofrem por conta dessa sobrecarga de tarefas. Em períodos de recessão econômica, de ataque aos direitos, esse peso recai ainda mais sobre a vida de nós – disse Fabíola Papini, integrante da Marcha Mundial das Mulheres.
Mais cedo, manifestantes bloquearam o trânsito no Km 152 da BR-116, no bairro Planalto, e no Km 146, em frente à empresa Guerra. Em seguida, eles seguiram em caminhada até a Praça Dante, onde estão concentrados. Diversos sindicatos e centrais sindicais estão participando.
Também houve paralisação na ERS-122. Nos três pontos, a passagem de veículos já foi liberada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).