O mês que inicia neste sábado terá o mesmo panorama de março: as chuvas serão frequentes, mas com intensidade moderada e concentradas. Com isso, teremos um abril com um índice acima da média mensal, mas sem trazer grandes transtornos à população. A zona sul do Estado será a única região com índices abaixo da média.
Para Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, o cenário continua o mesmo para os próximos trinta dias.
– Março não foi um mês tão chuvoso, a chuva ficou concentrada em alguns dias. A mesma coisa vai acontecer em abril, vamos ter alternâncias e com chuva acima da média se concentrando em alguns dias – relata Celso.
Em relação ao mesmo período ano passado, que teve sequência de dias chuvosos, o abril deste ano terá bem menos quantidade de chuva.
Primeiro Frio
Segundo informações da Somar Meteorologia, ainda não há projeção de quando será o primeiro grande frio do Estado. Para abril, a expectativa é de que as temperaturas se mantenham da mesma forma. As mínimas devem girar em torno de 12°C ao amanhecer.
– As zonas de frio intenso devem chegar mais tarde esse ano devido às ações das correntes marítimas do Oceano Pacífico. Além disso, esses períodos devem ser bem menores em relação a anos anteriores – finaliza Oliveira.