O município de Caxias do Sul estuda implantar uma consultoria on-line para médicos nos postos de saúde. A medida tem o objetivo de desafogar o atendimento nas emergências do sistema público de saúde. A consultoria seria feita entre o médico da Unidade Básica de Saúde e um especialista que possa auxiliar em uma questão mais específica. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Médicos do SUS dizem que salário pedido pela categoria é de R$ 9,5 mil
Médicos do SUS aceitam bater ponto se ganharem aumento de R$ 2 mil
Vereadores querem participar de reuniões entre prefeitura de Caxias e médicos
O secretário municipal de Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho, exemplifica:
– Se eu tenho um paciente que suspeito que tenha um infarto do miocárdio, e eu tenho dificuldade em manejar isso, ao invés de eu encaminhá-lo imediatamente a uma unidade de atendimento superior a isso, eu tenho um cardiologista de sobreaviso on-line que poderá dar orientação no caso. Algumas vezes isso pode não ser exatamente um infarto e o paciente pode ser manejado na unidade básica com segurança. Esse é um exemplo.
O novo secretário da Saúde tem a proposta de fortalecer o atendimento na saúde básica para evitar filas no Postão 24H e na futura UPA Zona Norte. Uma das medidas nesse sentido, conforme Darcy Ribeiro, é cobrar o cumprimento integral da carga horária dos médicos.
Sobre esse tema, uma nova reunião foi marcada na segunda-feira com os profissionais da rede pública para encaminhar uma definição.