Um trecho de 13 quilômetros na Serra da Rocinha será interditado a partir de 15 de dezembro por, pelo menos, seis meses. A estrada que liga municípios como Vacaria e São José dos Ausentes a municípios catarinenses será bloqueada por medida de segurança e para permitir mais velocidade na conclusão das obras de pavimentação da BR-285.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o esforço em manter a rodovia parcialmente aberta no período da noite não se mostrou seguro diante dos desafios para a execução de atividades, como a detonação de rochas e a construção de viadutos entre os quilômetros 42 e 55. O trânsito será permitido apenas aos moradores do trecho em obras. Em caso de dúvidas o órgão disponibiliza o telefone gratuito da ouvidoria, que é o 0800 60 21 285.
Segundo o DNIT, há placas instaladas em pontos estratégicos informando o bloqueio. O trecho interditado integra o Lote 2 com 22 quilômetros – entre o km 33,8 e o km 55,8.
O consórcio Setep/Ivaí/Sotepa também já executa a mesoestrutura (pilares) da ponte sobre o rio Serra Velha, além da supressão vegetal e da terraplenagem do contorno na área urbana de Timbé do Sul, que conta com quatro quilômetros de extensão.Já o Lote 1, em São José dos Ausentes, está paralisado e aguarda nova licitação para a retomada das atividades em um trecho de oito quilômetros.
Conforme o DNIT, algumas alternativas aos usuários da Serra da Rocinha são:
:: RS-110, que liga os municípios gaúchos de Bom Jesus e Terra de Areia (na BR-101) pela Rota do Sol;
:: RS-020 em direção a Cambará do Sul, cujo acesso pela BR-285 fica há cerca de quatro quilômetros da divisa entre RS e SC, devendo o motorista seguir pela Serra do Faxinal (RS-427 e SC-290) até Praia Grande/SC;
:: BR-116, de Vacaria/RS a Lages/SC, seguindo pela SC-114 e SC-390 até a BR-101 em Içara/SC ou Sombrio/SC.