A partir das 14h desta quarta-feira, motoristas do Uber em Caxias do Sul vão aceitar dinheiro como forma de pagamento para as corridas. Atualmente, os únicos métodos aceitos são cartão de crédito e conta no PayPal. Para os motoristas, que são obrigados a oferecer pagamento em dinheiro, a taxa cobrada pela empresa será deduzida dos pagamentos feitos em cartão de crédito. Pedro Prochno, gerente de comunicação da Uber, explica que o pagamento em dinheiro foi testado em diversas cidades e o resultado foi positivo em todas elas.
– Fizemos os primeiros testes em Fortaleza, Recife e Salvador e, nesses três locais, o número de pessoas cadastradas dobrou a partir do momento que foi liberada essa forma de pagamento. Essa opção vai de encontro à filosofia da empresa, que é ser acessível para todos. A novidade torna a plataforma mais inclusiva e democrática – acrescenta.
Leia mais:
Nove veículos do Uber são autuados no primeiro dia de fiscalização
Carros identificados e taxa de R$ 176: o projeto para o Uber em Caxias
Falta de regulamentação cria discórdia entre Uber e taxistas
Em Porto Alegre, é possível pagar as corridas com motoristas do Uber com dinheiro desde o dia 17. Na época, um protesto chegou a ser organizado pelos motoristas, que se mostraram insatisfeitos com a mudança. Eles afirmavam que o pagamento em dinheiro traria mais insegurança. Prochno afirma que a Uber está ciente dessa demanda, mas que acredita que os benefícios em aceitar dinheiro são grandes:
– Os motoristas já circulam com dinheiro nos carros. Para operar com a plataforma, é preciso usar um smartphone, que custa caro. Ideal seria pensar que, dando mais opções para a população, o número de corridas vai aumentar e eles vão lucrar mais.