O prazo final para cidadãos italianos residentes no Estado enviarem o envelope com a votação do referendo constitucional da Itália encerra nesta quinta-feira, às 16h. A orientação do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, para quem ainda não entregou o documento nos Correios, é de que faça a entrega manual, pois há risco de que a correspondência não chegue a tempo no consulado da capital gaúcha até o prazo final. Os italianos vão às urnas no próximo domingo para decidir sobre a reforma que trata, entre outros pontos, da redução do Senado. O Rio Grande do Sul tem 56 mil eleitores italianos. A informação é da Gaúcha Serra.
Leia mais
Moradores de Vila Oliva reclamam da falta de energia elétrica
Lavagem de reservatórios afetará o abastecimento de água em Bento Gonçalves
Após acordo com o MP, UCS vai abrir os portões para os pedestres
Aos moradores do interior do Estado, o consulado orienta, a partir de agora, a entrega da documentação a agentes consulares em Santa Maria, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Erechim e Rio Grande ou às associações italianas da Serra Gaúcha até a manhã de quinta-feira. Estas instituições encaminharão os envelopes para o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. Os residentes na Capital e região metropolitana podem depositar o envelope diretamente na caixa de correspondência do consulado na Rua José de Alencar, 313 (em frente ao Hospital Mãe de Deus).
Na região de Bento Gonçalves, única agência consular da Serra, região que concentra a maior parte dos descendentes, são 4 mil cidadão italianos na jurisdição. O endereço para levar os envelopes com o voto assinalado é o do Hotel Dall'Onder. O voto é facultativo, portanto não há punição para os cidadãos italianos que optarem em não enviar o referendo.
– Mas a sugestão é que exerçam a cidadania, devolvendo o envelope conforme os critérios que foram informados, como demonstração que não tem a cidadania apenas por busca de vantagem – destaca o presidente do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro de Caxias do Sul, Lonis Stallivieri.