Recebidos com foguetório, carreata e muita festa na tarde desta quarta-feira, representantes da Escola Estadual Reinaldo Cherubini, de Nova Prata, conquistaram, na noite da última terça, em São Paulo, o 1º lugar no 15º Prêmio Escola Voluntária, iniciativa da Fundação Itaú Social e da Rádio Bandeirantes que tem como objetivo formar, incentivar e reconhecer escolas que desenvolvem projetos de voluntariado junto à comunidade.
A iniciativa da escola, batizada de Reinaldo Voluntário, começou há 11 anos e foi mostrada pelo Pioneiro no dia 10 de setembro. Ela oferece aos alunos 20 ações diferentes para o turno inverso: aulas de informática e xadrez para os alunos das séries iniciais; inclusão digital para frequentadores da Apae e deficientes físicos; incentivo à leitura através de minibibliotecas, contação de histórias em ônibus interurbanos; apoio ao encaminhamento de documentos e auxílio a uma ONG que atua em defesa dos animais, atividades de informática e uso do celular por pessoas idosas e uma rádio escolar, entre outras.
Leia mais
A escola nota 10 em cidadania
Além do troféu, a escola receberá R$ 20 mil para aplicar no projeto. Os vencedores foram revelados na noite de terça-feira em evento no Itaú Cultural, em São Paulo.
– Estamos muito felizes porque é um projeto que já tem mais de 10 anos, está consolidado. É muito importante para a escola, para a comunidade e para a cidade também – afirmou a diretora Veridiana Valar Ciotta.
O 15ª Prêmio Escola Voluntária recebeu mais de 500 inscrições de escolas da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.