O sábado é uma oportunidade especial para mulheres caxienses que desejam se prevenir contra o câncer de mama e uterino. São 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, com médicos e enfermeiros aguardando mulheres para consulta com solicitação de mamografia e coleta de exame citopatológico. Estão abertas desde às 9h30min as UBSs dos bairros UBSs Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Centro de Saúde, Cinquentenário, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Fazenda Souza, Galópolis, Madureira, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto, Planalto Rio Branco, Reolon, Rio Branco, Salgado Filho, Santa Fé, Santa Lúcia/Cohab, São Caetano, São Leopoldo, São Vicente, São Vitor/Cohab, Século XX, Serrano, Tijuca, Vila Ipê e Villa Lobos.
A atividade é integrada com outros profissionais, como exposição de artes plásticas, caricaturas, corte de cabelo, entre outras iniciativas. Ou seja: uma simples ida à UBS resulta em consulta médica, agendamento de exame e até um corte de cabelo ou orientação estética, como aconteceu com a costureira Juvenilce Ribeiro de Borba, de 61 anos. Além de ter a mamografia agendada para o dia 24 deste mês, ela cortou o cabelo com a voluntária Sirlei Cadini da Luz - tudo de forma gratuita e que levou menos de uma hora.
– Fiquei bem feliz com todo atendimento que recebi. Foi uma manhã muito legal–elogiou Juvenilce.
A aposentada Marilene Tonet, 66 anos, deixava a UBS com a sensação de exames feitos, e controle do câncer em dia.
– É mais rápido que no plano de saúde! Quando chega o Outubro Rosa, já fico atenta porque sei que há esta chance – afirma.
A secretária de Saúde Dilma Tessari acompanhou as atividades. Segundo ela, a ocupação de espaços públicos de saúde, integrados à opções de serviços que contemplem beleza e artes, tornam ele de melhor convívio.
– O trabalho deste sábado equivale a um mês de campanha. Nós damos a oportunidade de um diagnóstico precoce, de prioridade de atendimento a casos mais graves. Hoje não temos demanda reprimida de mamografia ou outros exames femininos – garante Dilma.