As duas crianças feridas em um incêndio na madrugada desta segunda-feira, em uma moradia às margens da ERS-122, em Caxias do Sul, estão em estado gravíssimo. Dois meninos, de 1 e 3 anos, sofreram queimaduras de 2º e 3º grau e passaram por cirurgias. De acordo com a instituição de saúde, o quadro de saúde é bastante complicado.
Leia mais
Quatro pessoas ficam feridas em incêndio em Caxias do Sul
A criança de 3 anos e 8 meses é a que está em estado de saúde mais crítico. Ele teve 60% do corpo envolto em queimaduras, e faz uso de ventilação mecânica. Os sinais são estáveis. Já o outro menino, de 1 ano e 9 meses, teve 10% da área do corpo queimada. Ele não corre risco de morte, mas segue em ventilação mecânica.
Os pais, Eva Franscismara Pires Souza, 20 anos e Gabriel Sales de Almeida, 23 anos, passam por atendimento na Emergência do Hospital Pompeia, mas não correm risco de morte. A moradia da família que fica em uma área sem pavimentação, próximo ao acesso à Estrada dos Romeiros, ficou completamente destruída. De acordo com a vizinha Irene de Bairros, 40 anos, a vizinhança despertou com o barulho dos gritos da família. O socorro médico foi prestado pelos parentes de Gabriel, que residem a poucos metros das vítimas, e os levaram até os hospitais.
– Quando os bombeiros chegaram, já estava destruída a casa. Foi tudo muito rápido, eu só pensava nas crianças, se elas tinham saído bem dali– lembra a vizinha.
Eva e Gabriel possuem uma carrocinha de cachorro-quente, e trabalharam no domingo, afirmam os vizinhos. A mãe de Gabriel, Claudia Sales de Almeida, diz que a família precisa de comida e roupa, e aceitam também madeira para reconstruir a casa.
– Nós não sabemos como as chamas começaram. Estamos preocupados com a saúde das crianças agora. Depois, não sabemos onde vão ficar, a nossa casa é pequena – afirma.
Quem deseja ajudar a família, o contato de Claudia é (54) 9181.0440. Doações podem ser entregues no local, que fica no início da Estrada dos Romeiros, em um acesso à direita.