Pais de alunos do Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, completam um mês de trabalho voluntário para melhoria do ambiente escolar. São 35 pais que compõem a Associação Pais do Bem, reunindo-se nos fins de semana para limpar a instituição e executar outros reparos no prédio. O grupo presidido pela promotora de vendas Patrícia Portes de Castro, mãe de dois alunos de 10 e 17 anos, se posicionou contrariamente às ocupações por parte dos estudantes, que ocorreram entre maio e junho deste ano. Os pais afirmam que esta mobilização surgiu naquele momento de instabilidade, já que aproximaram-se bastante do convívio escolar. Na prática, já recuperaram a pintura da quadra de esportes e da arquibancada, limparam o terreno removendo lixo espalhado, pintaram paredes que estavam sujas e pichada entre outras melhorias.
– Sabemos que o Estado tem uma série de obrigações com a escola, mas nós também temos o dever de zelar pelo patrimônio – define Patrícia.
O grupo tem recebido doação de instrumentos de trabalho como pá, serrote, tinta, enxada, entre outros itens, como tinta. A próxima ação está prevista para o dia 20 deste mês. A diretora do Instituto, Fabiana Simonaggio, vê com bons olhos o esforço dos pais.
– Nós sempre pedimos que a família participe mais da escola e nunca tínhamos conseguido tanta participação. Para nós, é excelente, já que a mão de obra para este tipo de reparo, por exemplo, é cara – avalia Fabiana.
O Cristóvão atende com 1,5 mil anos de 72 bairros de Caxias do Sul.
Educação
Pais do Colégio Cristóvão de Mendoza, em Caxias, trabalham para melhorar estrutura escolar
Eles recuperaram pintura e limpeza da escola que atende a 1,5 mil alunos
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project