Quase não se fala em outro assunto nesta segunda-feira em Caxias do Sul: a chuva casou transtornos na cidade e pegou muita gente desprevenida. E choveu muito mesmo: o 8º Distrito de Meteorologia, que fica no Aeroporto de Caxias do Sul, afirma que a quantidade de chuva registrada apenas na segunda-feira se aproxima da média mensal: foram 104 milímetros de chuva das 1h30min até 14h30min, sendo que o normal é 120 milímetros divididos em 30 dias.
Mesmo com grande quantidade de chuva, é visível a diminuição do número de ocorrências na cidade, em comparação a chuvaradas como as de 2011 e 2012, principalmente na região do Fátima Baixo, após a execução de obras emergenciais de contenção. Os bombeiros atenderam, até o início da tarde, a 18 ocorrências, distribuídas em bairros como Pio X, Monte Carmelo, Vila Lobos, Cruzeiro, Santa Catarina. Também registraram três desmoronamentos de casas situadas em barrancos no Monte Carmelo, Planalto I e Vale Verde.
Leia mais
Chuva intensa causa transtornos no trânsito nesta segunda-feira em Caxias
Bairro Villagio Iguatemi, em Caxias do Sul, está na mira de ladrões
Com economia instável, caxienses usam a criatividade para garantir dinheiro
Apesar da crise, cooperativas gaúchas seguem crescendo
Semana será de chuva e temperaturas baixas em Caxias
Por volta das 7h, houve prejuízos no trânsito em vias como Perimetral Norte, Sinimbu, Dezoito do Forte e também nas rodovias BR-116 e ERS-122. Não houve acidentes ou feridos.
– A maior parte dos registros envolve água das ruas que invade as casas. Priorizamos os casos graves, porque há muitas situações que não temos o que fazer – afirma o sargento dos bombeiros César da Cruz.