O medo de pegar carona com homens e de ser assediada fez surgir nesta semana dois grupos no WhatsApp voltados apenas para mulheres. O Caronas Delas e o Carona Delas - Caxias reúnem interessadas em compartilhar lugar no carro de forma segura. O primeiro é destinado para trajetos intermunicipais, principalmente entre Caxias do Sul e Porto Alegre. O segundo é para caronas dentro de Caxias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A iniciativa é da jornalista Samantha Hunoff, 28 anos. Ela costuma pegar caronas para viajar para a Capital, mas confessa que tem medo de dividir o mesmo carro com um homem desconhecido – por isso criou o grupo. O outro, para compartilhar trajetos em Caxias, acabou surgindo como consequência – e a jovem já está projetando transformar o serviço em aplicativo para celular.
– Depois de criar os grupos, recebi relatos de meninas que sofreram assédio. A gente não pode pegar carona com qualquer pessoa.
Uma das mulheres que relatou ter sido assediada é uma jovem de 24, moradora de Porto Alegre, que prefere não se identificar. Ela conta que se sentiu desconfortável ao pegar carona com um homem na semana passada. Durante parte do trajeto, feita com um amigo junto, não houve assédio do motorista, mas depois que o rapaz foi deixado no seu destino, o homem começou a ter comportamento estranho.
Segundo a jovem, ele tocou no rosto dela e nos dias seguintes tentou insistentemente falar com ela, de forma invasiva.
– Exclui ele do Whats porque me senti mal. Senti uma energia de abuso, uma malícia no ar – diz.
A estudante de Relações Públicas da PUCRS Carolina Ullian, 21, não chegou a sofrer assédio, mas acredita que evitou a situação. Ela estava acertando carona e perguntou se havia mais um lugar no carro. Diante do sim do motorista, disse que tinha um amigo, homem, que também precisava de carona. Na hora, ele disse que não tinha como. Carolina ficou desconfiada e cancelou a carona:
– A atitude dele comigo enquanto eu não informei que ia com um amigo foi totalmente oposta quando falei que um homem estaria junto. Me senti ameaçada e incapaz, pois ele já sabia onde me encontrar.
Leia mais:
Conheça a iniciativa que busca e oferece caronas em Caxias
A iniciativa voltada somente para mulheres é um alento para Carolina, que visita a família e amigos em Caxias regularmente.
– Quando surgem essas iniciativas para nós, mulheres, nos ajudarmos, me sinto mais confiante e um pouco mais segura. Esses grupos são movimentos que encorajam as mulheres e dão mais segurança para nós.
O Caronas Delas e o Caronas Delas - Caxias são as primeiras ações práticas do grupo no Facebook Support your local girl gang - Serra Gaúcha, criado com o propósito de unir as mulheres da região.
COMO FUNCIONA:
- Para participar, é preciso solicitar às administradoras dos grupo: (54) 9162.9188 (Samantha) ou (54) 9197.7682 (Camila Gobbi).
- É preciso informar nome e sobrenome no momento da solicitação.
- Caronas são apenas para mulheres. Se alguém que busca ou oferece a carona irá levar homem junto, como marido, namorado, pai, irmão, amigo, precisa avisar a outra menina.
- O limite de participantes é de 256.