Um abraço simbólico com cerca de 2,5 mil pessoas ao redor do prédio do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, na manhã desta segunda-feira, marca a preocupação da comunidade diante da possibilidade de fechar os 10 leitos de UTI. Ohospital já comunicou ao Estado que encerrará o serviço no dia 30, caso nenhuma alternativa seja apresentada.
Leia mais:
Por falta de repasses, UTI do Hospital de Vacaria corre risco de fechar
Prefeituras da Serra adotam intervenções para evitar colapso na rede hospitalar
A instituição busca alternativas para sanar as dívidas, já que acumula prejuízo mensal de R$ 250 mil. Entre 2015 e 2016, a instituição deixou de receber R$ 2,315 milhões apenas com a ausência de repasse do Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP).
Após o abraço simbólico, o grupo protestou na frente da prefeitura. Participaram lideranças estudantis e representantes de entidades como Rotary, Pró-Renais, Lions, CIC e CDL, e cerca de 100 funcionários do hospital.
À tarde, ocorre uma reunião com prefeitura de Vacaria e cidades vizinhas para tentar buscar alternativa que não implique no encerramento do serviço de UTI. A intenção é solicitar suporte financeiro dos municípios.